quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Comida alemã no Caverna Bugre

Quando falamos em comida alemã, automaticamente pensamos em salsicha e chucrute! Mas enganam-se aqueles que pensam que a culinária alemã tem apenas esses pratos para apresentar. As diferenças entre as regiões norte e sul da Alemanha (norte protestante com maior influência nórdica, sul católico com maior influência latina e eslava) se refletem na sua rica gastronomia. As saladas deixam de ser acompanhamento e acompanhadas de um bom pão escuro tornam-se pratos principais. Além das salsichas de todas as formas, tamanhos, cores e sabores, falar da Alemanha é também falar de queijos, salames e presuntos infindáveis, carnes, molhos (muitos molhos!), pães de várias preparações diferentes e claro, applestrudel. Entre as salsichas, a Bockwurst (feita com carne de vitela e porco), a Bratwurst (feita com carne de vitela, porco ou vaca) e a Weisswurst (salsicha branca feita com vitela e toicinho, tradicional da Baviera) são as mais consumidas. Enquanto a Weisswurst é consumida cozida, as outras podem ser preparadas de várias maneiras: grelhadas, fritas, assadas... Sempre acompanhadas por boas mostardas.O pequeno restaurante Caverna Bugre em Pinheiros tem pratos tradicionais como o joelho (frito ou assado) acompanhado de chucrute, salsichas e batatas; costelinha com os mesmos acompanhamentos.O joelho e a costelinha fritos são bem sequinhos, nem escorre óleo na travessa. As salsichas são deliciosas e acompanham mostarda escura e clara. O carro chefe da casa é o filé alpino, filé mignon coberto com copa, catupiry, provolone e gratinado com molho inglês. O applestrudel além de delicioso pode vir acompanhado de sorvete de creme, que faz a combinação perfeita. A casa é pequena e o movimento é grande. Atenção ao estacionamento. A casa não trabalha com valet mas possui convênio com o estacionamento do outro lado da rua.


Caverna Bugre
Rua Teodoro Sampaio, 334 – Pinheiros
Tel (11) 3085-6984
www.cavernabugre.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marina,
Encontrei teu blog e li boa parte dele, estou adorando. Vi em um dos posts que vc está cursando o CCI do Senac, gostaria de saber qual a tua opinião sobre o curso, tenho interesse em fazer.
Abraços, teu blog está nos meus favoritos!
Denise

Marina Sabino disse...

Oi Denise!
Poxa, sobre o curso acho sim que valeu muito a pena!é muito conteúdo pra apenas um ano, mas é muito interessante!!!!!se você quiser te mando um email com algumas apostilas pra você dar uma olhada....
Bjos