quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Será que dá sanduba???



Já viu a propaganda da maionese de leite? Aquela que é mais saudável porque é à base de leite?Pois e se eu disser que ela não é mais saudável e que nem mesmo tem tanto leite assim? Não é brincadeira não. Saiu na Folha de São Paulo um resumo de uma perquisa da Associação Proteste que diz exatamente isso. Eis o texto:
[...]apesar de ser anunciada como mais saudável, Deleite, a nova maionese da Hellmann’s com leite, NÃO TEM diferenças significativas na quantidade de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras em relação à média das maioneses tradicionais. A única diferença é no teor de colesterol a Deleite tem mais do que as outras, 2,5 mg contra 1,9 mg por porção. Outro componente da maionese de leite é o ácido fosfórico, que reduz a absorção de cálcio e está ausente nas demais maioneses. A Pro Teste viu ainda que o produto tem mais água, óleo vegetal, amido modificado, vinagre, ovos pasteurizados e açúcar do que leite. Questionada, a Unilever, que fabrica a Hellmann’s, não se manifestou sobre esse tema.[...]

Verifiquei outros rótulos e o site da Hellmans e descobri que a quantidade de calorias só e menor se comparada com a propria Hellmans regular. A titulo de exemplo, a maionese comum Soya tem 21 calorias por colher, quase o mesmo que a Deleite e menos que as 40 da Hellmans comum.Ou seja, a Deleite tem mais colesterol, as mesmas calorias e ainda por cima tem um ingrediente que diminui a absorção de cálcio. Qual a vantagem de ser de leite então? Mais que isso, o que faz dela uma maionese saudável?Ainda por cima, a Unilever, que se supõe uma empresa respeitada, nem mesmo deu alguma explicação sobre isso (quem cala consente).Se isso não é chamar o consumidor de trouxa, eu não faço ideia do que sejaA propaganda poderia ser considerada enganosa? Ao meu ver sim, porem não tenho nenhum embasamento legal pra afirmar isso. Se algum leitor com conhecimento quiser dar uma luz ao tema, agradeço. De qualquer forma, já avisei a Dona Encrenca que em casa, esse lixo mentiroso não entra mais.O texto fala ainda sobre os niveis de colesterol das maioneses em geral, que quase sempre estão incorretos no rótulo, seja pra mais ou pra menos. Pelo sim pelo não, trate a maionese como recomenda a propaganda de cerveja “Aprecie com moderação”
Matéria original publicada na Folha de São Paulo em 03 de agosto de 2009, Caderno de Saúde (somente para assinantes do UOL e/ou Folha de São Paulo)
texto original via: Drogaria de Ideas – Pensamentos que Viciam
nota do Sr. CCOO: então pelo que entendi, além de não ter tanta diferença assim, as tabelas nutricionais do site estão erradas? Segundo a ProTeste, as informações estão sim incorretas… Cacete de agulha, agora nem nas tabelas estampadas nos produtos dá pra confiar… Bom, é isso, nunca fui com a cara (e o gosto) dessa Deleite, portanto, colesterol por colesterol, fico com a Hellmann’s normal, pelo menos é mais saborosa…

Aqui em casa acontece o seguinte:
Eu: Vó, não compra mais essa maionese de leite não, não gostei dela...
Vó: Ah mas eu adorei!Porque tem gosto de iogurte!!!!!!!!!!
???????????????????????????
Por mais que eu tente, não consigo entender essas pessoas que gostam de uma coisa porque tem gosto de outra! Porque não compra o iogurte logo???????

Nenhum comentário: