segunda-feira, 13 de julho de 2009

Boteco Bohemia Brasília

Quem mora em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre com certeza já ouviu falar do Boteco Bohemia... Durante trinta dias vários bares da cidade apresentam o petisco carro-chefe da casa, e nós somos quase obrigados a tentar experimentar o máximo que nosso estômago e nosso bolso conseguem para participar da eleição mais gostosa do Brasil. No inigualável roteiro de papo, pinga e petisco... Quer coisa melhor? E no final desses 30 dias é realizada uma grande festa, com todos os bares participantes e várias atrações para coroação do bar vencedor. Muita Bohemia, muita música e muita comida. Quem nunca foi garanto que não sabe o que está perdendo...
Ano passado a capital federal resolveu participar também, e em Junho pude conferir a Festa de Saideira da 2º Edição do Boteco Bohemia Brasília. Tentei provar o máximo de petiscos numa única noite... Consegui seis e várias bohêmias!
Foram 20 bares participantes, disputando o prêmio nas categorias Melhor Petisco e Melhor Atendimento.
Uma das novidades da 2ª edição é que os bares tiveram que criar as receitas especialmente para o Boteco Bohemia. Em cada um dos estabelecimentos, o consumidor encontrava cédulas de votação para conferir notas que variam de 1 a 10 às duas categorias, além de espaço para indicar o seu garçom preferido, elegendo o Garçom Nota 10 de cada bar. Os itens são avaliados ainda por um júri composto por especialistas e formadores de opinião em gastronomia ao longo do período de votação. Todo o processo é controlado pelo instituto Vox Populi e, ao final, ganha aquele que tiver a melhor média de pontos. Os três primeiros colocados de cada categoria são divulgados durante a Festa da Saideira, evento de premiação dos bares que encerra o Boteco Bohemia.
Na Festa da Saideira, fiquei impressionada com a organização do lugar... A equipe estava empenhada em deixar o lugar sempre limpo e organizado. O salão era bem decorado e o "Príncipe Charles" até veio apertar minha mão na mesa. As atrações também eram ótimas e totalmente sincronizadas com a ocasião. O show da banda feminina Samba de Rainha animou todo o salão e o encerramento com o Monobloco fechou com chave de ouro.
O evento harmoniza bem a gastronomia de bar, cerveja de qualidade e música de primeira.
Mais um capricho da organização que valeu a pena: para voltar da Festa da Saideira o público tinha táxi gratuito. Uma frota de táxis ficou disponível em frente ao local do evento e as corridas sem custo eram feitas com no mínimo dois e, no máximo, quatro passageiros. Todos eram levados às suas respectivas residências desde que localizadas em Brasília. E se você fosse com a mesma operadora de táxi a ida saía com 30% de desconto!
Em 2008, os grandes vencedores de cada categoria foram: Feitiço Mineiro, 1º colocado na categoria Melhor Petisco; Frederic Chopin, 1º colocado com o Melhor Atendimento e Melhor Ritual de Servir Bohemia.
Ao todo, foram 15 mil votos válidos apurados pelo instituto Vox Populi e a Festa da Saideira contou com público de 3 mil pessoas.
Eu experimentei o bolinho de aipim com carne seca do Mont Sion, o Saudade de Minas (pão de queijo recheado de pernil) do Armazém do Mineiro, o Trem Bão do Café São Jorge (pastel de angu com carne moída e queijo de minas). Mas os meus preferidos foram o Show de Bolas do Empório Santo Antônio (polpetas de picanha em ninho oriental de batata regadas com ragù de vinho e servidas torradinhas), a Carta de Formiga do Fausto&Manuel (massa de paltel recheada com linguiça e couve) e Cozinha de frutos do mar do Boteco (camarões inteiros empanados em coxinha).

A edição do Boteco Bohemia 2009 em São Paulo começa em Outubro!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindas vocês duas juntas. Desta festa você não comentou comigo, né, Marina?????? Cadê a receita do pão de abóbora? Estou esperando. Beijocas.
Marta