domingo, 29 de junho de 2008

Beautiful Courgette Carbonara

Na onda da cozinha molecular, da explosão do fantástico mundo da gastronomia, de Atala, Ferran Adrià, Ducasse e cia, o meu chef preferido nunca deixou de ser o Jamie Oliver...
Sou fã incondicional dele... Toda terça, 6 da tarde, eu sento no sofá com papel e caneta na mão pra anotar a receita da semana no Em Casa com Jamie Oliver, que passa na GNT. Entro toda semana no site... Acho-o super despachado, simpático, engraçado, engajado em ações sociais, e o principal: ele faz o tipo de comida que eu mais gosto.
O programa dele não tem aquela coisa de tudo já picadinho em potinhos separados, etapa 1, etapa 2... É tudo bagunçado, rápido, as vezes até meio confuso... Mas quando assisto ao programa parece que estou me vendo na cozinha... Também sou meio agoniada, pegou bagunceira... Às vezes quem vê acha que é desleixo... Mas não é desleixo, até pq eu sempre limpo tudo depois, é que a gente não gosta daquela coisa certinha demais, picadinha demais, separadinha demaaaaaaais...
Esse macarrão é receita dele, e é um dos meus preferidos...

Beautiful Courgette Carbonara
Penne à Carbonara com Abobrinha

2 abobrinhas por pessoa (amarelas e verdes)
200g de penne por pessoa (*usei penne integral)
+- 6 fatias de bacon
1 gema por pessoa
250ml de creme de leite (usei light)
Sal e pimenta
Tomilho fresco
Parmesão ralado na hora

Coloque água com sal para ferver e cozinhe o macarrão al dente. Enquanto isso pique o bacon em pedaços não muito pequenos e doure até ficar crocante. Corte as abobrinhas ao meio, e depois cada metade em quatro, retire o miolo e corte as fatias na longitudinal como palitos. Depois corte os palitos na diagonal, não precisa ser pequeno. Junte a abobrinha ao bacon e tempere com sal e pimenta. Junte alguns raminhos de tomilho e vá refogando até a abobrinha ficar macia.
Numa tigela misture as gemas, o creme de leite e um punhado de parmesão.
Escorra o macarrão sem jogar toda água fora. Jogue o macarrão na frigideira do bacon e misture tudo. Acrescente a mistura de gemas e creme de leite e desligue o fogo. Coloque de 1/2 a 1 concha da água do cozimento do macarrão na frigideira para dissolver um pouco o creme.
Sirva com mais parmesão e folhas de tomilho fresco.

Um comentário:

Carlos Nascimento Jr e Rafaela Gizzi disse...

marinaaa..
eu adoro o jamie..
ele é muito féra na cozinha..
super beijos
e ahhh copiei a receita pra fazer aqui em cas..
super beijos

carlos