quarta-feira, 18 de junho de 2008

100 anos da Imigração Japonesa

Hoje comemora-se o centenário da imigração japonesa... Em 1908 o barco Kasatu Maru aportou em Santos SP trazendo 165 famílias que vinham trabalhar nos cafezais do oeste paulista.
Embora sejam registrados imigrações japonesas desde 1906...

Meu avô disse que não ia comemorar hoje porque não faz cem anos que ele chegou aqui! Mas eu não poderia deixar de comemorar...
Minha mãe e eu fomos pagar o olho da cara no único restaurante "japonês" de Uberaba City...

Meu avô é japonês, japonês de verdade, também veio de barco e tudo... Ele é suuuuper fofo, todo mundo se apaixona por ele no primeiro minuto que o conhece... Quando eu era pequena eu sempre perguntava se ele enxergava direito mesmo... O olho mal abria! Eu não conseguia me convencer que sim...
Quando íamos visitar a batian (mãe do meu avô), parecia outro mundo... Ela não falava português, então eu não tinha a mínima idéia do que ela tava falando... Nem do que ela queria saber sobre mim... Se é que ela queria saber alguma coisa... Ela sempre sorria e passava a mão no rosto da gente... E ficava falando ajfhiuhfuewhfiue fhouehfuihfhfu fsefguifofhuehfoj com meu avô ou algum outro tio meu...
Na escola ou na faculdade, eu SEMPRE perdia a paciência quando alguem lia o Nemoto do meu nome e já soltava:
-NEMOTO??????Mas Nemoto pq???????????????
-Pq minha mãe é japonesa...
-JA-PO-NE-SA?????Japonesa de onde?????????
- (... ...)

*duurr

-Meu avô é japonês...
-Mas ela é sua mãe mesmo??Tipo... Biológica?
- (...)
Minha vó é brasileira... Minha mãe é mestiça... Olho puxado, sobrenome Nemoto e tudo mais.... E eu puxei meu pai....
-E seu pai é o que??
- (..................................)
JAPONÊS É QUE NÃO É NÉ?
Ai, tchau...

Mas a verdade é que não tinha como não comemorar hoje...
A primeira coisa que meu pai perguntou pro médico quando eu nasci era se eu tinha olho puxado...
Meu avô é o maior sucesso entre as minha amigas, minhas primas, todo mundo que conhece ele...
Eu chamo ele de Seu Shigueta... Shiguetori... Garotchiiinho Abre o Olho! Dou beijo na careca... Puxo o bigode... Aperto a bochecha... E ele não faz nada... Só ri....
Só não pode chamar ele de Seu Miague (do Katarê Kid) pq ele realmente não gosta....

A nata da Imigração Japonesa:

???????????????????????????????



Fundação Japão (http://www.fjsp.org.br/)

Centenário na Imigração Japonesa no Brasil - Site Oficial (http://www.centenario2008.org.br)

Museu Histórico da Imigração Japonesa (http://www.nihonsite.com.br/muse/)

3 comentários:

Taciana disse...

Eu sei que vc vai ficar puta, mas eu não pude me conter: vc é filha da Tarsilaaaaaaaaaaaaaa!!! Hahahahahaha

Doença, adorei seu post! Seu avô é mesmo apaixonante! Adoro o "Tatê" dele!

Beijo

Johnny na Babilônia disse...

hahahah tem que falar que o seu Shigueta é mestre zen tb! Nada abala ele! Pode juntar minha avó, minha mãe, a Carolina, etc. e azucrinarem o ouvido dele, que a expressão não muda! aaa uuummmmmmmmmmmm aaaa uuummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm kkkkkkkk
Isso porque Sr. Nemotz tem ouvido seletivo. É mentira esse negócio que minha vó diz sobre ele estar surdo. A verdade é que ele só escuta o que lhe interessa. Pro resto ele tá surdo. E bota surdo nisso! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carlos Nascimento Jr e Rafaela Gizzi disse...

marinaaaaa
adorei o texto..
confesso que NUNCA tinha imaginado que vc era neta de japones..
ushaushuahsuhahsuahsuahsuhaus
como a gente se engana com as misturas humanas...
acho que vc é a legitima brasiliera: misturada..
é i9sso que faz com que o Brasil seja tão bonito..
adorei...


carlos - com saudades