terça-feira, 27 de maio de 2008

São Paulo (continuação)

Na Sexta feira eu fui na Chocolat du Jour, com o objetivo de comprar uma lembrancinha para agradecer meu tio, mas acabei saindo de lá direto para lista dos Devedores Brasileiros em Potencial!!!!!!

De uma produção caseira, que começou na cozinha da própria casa de Claudia Landmann, nasceu a marca de chocolate mais prestigiada e criativa de São Paulo...
A Chocolat du Jour tem o irresistível bombom de morango seco coberto de chocolate... Macio por dentro, combinando o azedinho da fruta com o doce do chocolate...
Tem uma linha de presentes para Maternidade, Casamento, Trufas, Pingos, Presentes Especiais, e até a Coleção Kaiseki em comemoração ao centenário da imigração japonesa...
Eu comprei a Lata Seleção pro meu tio (R$ 93,00) e pra mim o Choconuts (R$ 68,50), com nozes pecã cobertos com chocolate (da foto)... Quando fui humildemente dividi-la com meu irmão, ele pegou um e quando levou à boca disse que o chocolate fedia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Whaaaaaaaaaaaaatttttttttttttttt?????????????
Sem noção demais....
O chocolate não fede, ele simplesmente não tem aquele cheiro doce, entupido de essência de baunilha e açúcar, que os outros chocolates NORMAIS!
Ele tem o cheiro característico do cacau de verdade... Do cacau puro... Sem muito açúcar... O cheiro é forte, um pouco amargo, DELICIOSO....
Mas no stress,já que o chocolate preferido do João Paulo é o já extinto Chocolate SURPRESA (da Nestlè), que vinha com aquelas figurinhas de dinossauro.....


No sábado á noite, fui experimentar aquela que é considerada a melhor hamburgueria de São Paulo: St Louis.
A casa é super simpática, pequena (no máximo 10 mesas), freqüentado por jovens, adultos e até casais de idosos... Com mesinhas pequenas de madeira, as toalhas xadrezes vermelhas são a cara das típicas lanchonetes americanas de beira de estrada... As paredes exibem símbolos da cultura americana, como tacos de beisebol e garrafas de Coca-Cola. Tanto os hambúrgueres quanto os hot-dogs são ótimos. Quase pedi o blue burger com 160 gramas de carne, gorgonzola, rúcula e chutney de cebola. Mas acabei pedindo o com 160g de carne, queijo, tomate e maionese verde de ervas... Meu irmão comeu um hot dog tão delicioso quanto o hambúrguer, com queijo cheddar e molho barbecue. A casa também é famosa pela limonada com pedaços de framboesa fresca... Mas meu vício pela coca cola falou mais alto... Mas ainda dividi um milk shake de ovomaltine com meu irmão, e estava ótimo!


Domingo, antes de voltar para Uberaba, fui conhecer a Feira Boliviana da Kantuta!
Localizada no bairro do Pari, já reduto dos bolivianos, a feira traz comidas típicas, artigos de decoração, acessórios, bolsas, brincos, mantas bolivianas e peruanas... É bem pequena mas tem música ao vivo e partida de futebol... (na hora que eu fui era a partida das meninas!!!)
Eu comprei batatas peruanas, pra fazer uma receita de ceviche no final de semana, o milho branco deles, que também vai na receita, comprei pipoca de trigo doce (mas ainda não experimentei) e o refrigerante Inca-Kola (que eu to com medo de ser a última coisa que eu tomarei em vida...)
As atendentes são super simpáticas, explicam tudo pra você, pra que que serve, como você deve cozinhar, como você deve comer, com o que que fica bom, tuuuuuudo! Eu levei da batata preta (da foto), ela quebrou uma batata ao meio pra me mostrar, e dentro dessa batata, ela é branca com pontinhos roxos, esses pontinhos roxos soltam tinta e daqui a pouco sua mão está toda roxa... Ela me explicou que você deve cozinhar essa batata com as casca, e retira-la na hora de comer.... A outra (amarela) é boa para ensopados, peixes, ceviches, etc... Tem ainda uma outra batata pequena, redonda e rajada de vermelho que é indicada para colocar no molho de tomate...
Tem todos os tipos de milhos, brancos, pretos, rajados de vermelho, com casca, sem casca... Tem favas e feijões... Cerveja peruana, cerveja boliviana... Sempre que eu pedia pra ela me explicar o que era alguma coisa, ela explicava e logo soltava um " isso é uma delíiiiiiiiiiiicia!!!", "mas é uma delíciiiiiiiiiiiiia", "ai que delíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia"... Muito engraçado... Até que eu achei, jogado, perdido no meio dos outros pacotes, um pedaço pequeno de chocolate redondo, enrolado num filme plástico transparente, sem etiqueta nem nada... Perguntei se aquilo era chocolate... Ela respondeu que sim, que era o chocolate boliviano, que eles usavam pra colocar no leite, pra achocolatar! E finalizou com: "Nossa, mas esse chocolate é um delíiiiiiiiiiiicia!"
Minhas compras pararam aí....
Comecei a suspeitar da veracidade desses "é uma deliiiiiiiicia"!!!!!!!!!!

Comi ainda as famosas saltenhas! Com massa adocicada e recheio farto, elas custam R$ 3,50 e vem com colher descartável... Você da uma mordida e come o recheio de colher!
Eu experimentei a de frango, a de carne e a de carne de porco... A massa é bem doce, mas os recheios de carne e carne de porco são ótimos. Bem apimentadinhos, com batata e passas, contrastam com o doce da massa e são servidas bem quentinhas...
As moças das barraquinhas, usam avental branco, touca e luvas... E os fornos são elétricos...
Tomei ainda dois sucos típicos, o de pêssego seco (é feito como se fosse chá de pêssego, e depois é servido gelado com a fruta seca no fundo do copo), e o suco de linhaça branca. O de pêssego eu não consegui dar mais de dois goles de tão doce! Mas meu avô gostou... Disse que pelo menos tinha gosto de pêssego de verdade... O de linhaça branca é bem gostoso...
O refrigerante, quando eu experimentar, eu conto.....
Se eu sobreviver.....












A moça do " É uma delíciiiiiiiiia "

Os sucos de pêssego seco e linhaça branca

E o refrigerante amarelo-desinfetante Inca Kola


Chocolate du Jour
Rua Haddock Lobo, 1672 - Jardins
St Louis
Rua Batatais, 242 - Jardim Paulista
Feira da Kantuta
Pari - Final da Rua Pedro Vicente (altura do nº 600)
Todo domingo apartir das 11 da manhã

*Eu peço um desconto nas fotos, mas minha máquina continua sem conserto, então tenho que improvisar com a câmera do celular! Por isso também tenho usado muitas fotos de outras pessoas*

Um comentário:

Anônimo disse...

Marina...Marina...você tem que ver que o seu irmão é uma pessoa humilde, que aprecia as coisas simples da vida! Além do melhor chocolate do mundo (Surpresa - Nestlé), ele também aprecia o melhor sorvete do mundo (Zorzo), bem como o melhor cachorro quente do mundo (Menininho), o melhor Petit Gateau do mundo (Habib's)...lambeijos, gata!