segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O que que a Bahia tem?

Era o título da reportagem que li na Prazeres da Mesa deste mês, que falava sobre o crescimento de Salvador na gastronomia mundial e da migração de muitos chefs que agora saem do circuito Rio - São Paulo, para trazer sua cozinha para a capital baiana. Cada vez mais atraindo investimentos na área, Salvador é hoje a terceira cidade do Brasil em turismo de negócios, nacionais e internacionais. Particularmente, estive em Salvador nesse verão e voltei intrigada... A cidade é um contraste total. Lotada de turistas do mundo inteiro, exibia um cenário de pobreza presente em todos os lugares, inclusive na classe alta. Centros históricos mal cuidados, praias sujas, subemprego para todas as funções imagináveis, pedintes nas ruas e comércios da “cidade alta”, bagunça... Fiquei intrigada na questão: se Salvador atrai tantos investimentos externos, é uma cidade tão explorada turisticamente o ano todo, cadê todo esse dinheiro que entra? Obviamente não está beneficiando o povo local, nem investindo na desigualdade social, na preservação do patrimônio histórico, muito menos na segurança dos turistas.
Mas o que tem trazido esses chefs para Bahia é a possibilidade de aliar suas origens à riqueza cultural local. Quando o enfoque do momento no mundo gastronômico são as matérias primas da Amazônia, a Bahia também traz mais de 230 variedades de frutas (como o cupuaçu, o biri-biri ou o mangustão), além de peixes e frutos do mar frescos.
Essa renovação da gastronomia baiana começou há uma década com a abertura do restaurante Trapiche, do empresário José Carlos Gomes, abrindo as portas para uma legião de seguidores. Alguns exemplos deles são Beto Pimentel (do restaurante Paraíso Tropical) e o chef paulistano Edinho Engel, que trouxe para os baianos amantes da boa mesa, o Amado.
E realmente Salvador agora pode fazer parte do destino dos gourmets viajantes e dos sortudos locais!

bjs

Amado (Av. do Contorno, 660, Comércio) Salvador tel.(71)3322-3520
Conventual (Rua do Carmo, nº1, Pelourinho) Salvador tel.(71)3327-8400
Gengibre Marina (Av. Lafayette Coutinho, 1010, Bahia Marina) Salvador tel.(71)3321-2012
Marc le Dantec (Av. Oceânica, 3001, térreo, Flat Pier Sul, Ondina) Salvador tel.(71)3331-3854
Paraíso Tropical (Rua Edgard Loureiro, 98-B, Cabula) Salvador tel.(71)3384-7464
Tom do Sabor (Rua João Gomes, 249, Rio Vermelho) Salvador tel.(71)3334-5677

2 comentários:

Taciana disse...

Nohhhhhh, tô amando isso aqui, Grandona! E a música então!
Parabéns!!!!!!!!!!

Teu disse...

senti falta do comentário sobre a gastronomia não-convencional, em ssa rs...

ah! "bunitinhum" o blog rs.